Aulas e palestras - psicologia e psiquiatria

Palestras são ferramentas fundamentais para disseminar o conhecimento e ampliar a formação de profissionais e do público em geral. São um meio rápido e eficaz de transmitir conhecimento qualificado, proporcionar reflexões e tirar dúvidas. Quando voltadas às populações específicas, como professores, equipe pedagógica, alunos ou profissionais de saúde mental, as palestras contribuem na formação e prática cotidiana, auxiliando-os a desenvolver estratégias de resolução de problemas. Para o público leigo, as palestras sobre temáticas atuais em saúde mental e educação contribuem na qualidade de vida, para prevenção e diagnóstico de dificuldades emocionais, melhoria nas relações interpessoais, dentre muitas outras contribuições possíveis.

Nossa equipe alia formação acadêmica de alto nível, com experiência didática e comunicativa, o que permite que as palestras sejam dinâmicas e interativas. Além disso, as temáticas abordadas são cuidadosamente selecionadas a fim de atingir as demandas e problemáticas sociais mais urgentes e atuais em nossa sociedade. Também realizamos palestras sobre temáticas específicas, a partir das demandas das instituições, que são planejadas e desenvolvidas de acordo com as necessidades do local.

 

 

 

Algumas das Palestras Disponíveis

 

Entre o real e o virtual: ensinando crianças e adolescentes a cooperar em redes sociais

 

Público alvo: pais e professores de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio

 

Introdução: Lidar com conflitos é um dos grandes desafios na Educação, e atualmente com o advento das mídias digitais, os novos espaços virtuais de relacionamento têm sido um meio de socialização, no qual crianças e adolescentes necessitam de suporte e orientação.  Esta palestra convida a uma reflexão sobre a ética e o desenvolvimento moral na infância e adolescência, destacando o papel do adulto nesta interação.

 

Objetivos: proporcionar uma visão atual, didática e científica sobre o que é bullying, ciberbullying, suas origens e diferenciações. Propor estratégias para que os pais possam lidar com estes fenômenos. Relacionar a importância de uma formação ética, comprometida com valores morais e sociais para a prevenção e erradicação do bullying e ciberbullying.

 

 

Suicídio: Conhecer para Prevenir

 

Público alvo: população em geral, profissionais da saúde e educação, pais e professores de escolas de ensino fundamental e médio.

 

Introdução: As taxas de suicídio vêm crescendo nos últimos anos e diversas formas de prevenção têm surgido, sendo que um dos principais pilares da prevenção é a geração de conhecimento. Sabendo-se quais os principais fatores de risco para suicídio, podemos identificar melhor os indivíduos em risco e assim, aumentar os índices de tratamento , consequentemente, reduzir a prevalência de suicídio na população em geral.

 

Objetivos: Informar sobre o perfil epidemiológico do suicídio, quais os principais fatores de risco e principais formas de prevenção.

 

 

Como Turbinar sua Memória!!

 

Público alvo: população em geral, profissionais da saúde, cuidadores e familiares de idosos.

 

Introdução: A expectativa de vida, felizmente, vem crescendo, o que também gera um aumento das doenças neurodegenerativas, como as DEMÊNCIAS, sendo a mais comum a Doença de Alzheimer. Por hora, não temos medicações que mudem de modo importante a chance de termos problemas de memória, mas algumas condutas e hábitos ao longo da vida podem reduzir nosso risco de vir a ter um quadro demencial. Alimentação, exercício, interações sociais, o que devemos fazer para chegarmos bem a terceira idade.

 

Objetivos: Orientar sobre os hábitos que podem melhorar nossa memória e reduzir o risco de demência.  Como a medicina pode ajudar nossa memória?

 

 

Suicídio na Adolescência: Estratégias de Prevenção

 

Público alvo: população em geral, profissionais da saúde e educação, pais e professores de escolas de ensino fundamental e médio.

 

Introdução: As taxas de suicídio entre adolescentes têm aumentado nos últimos anos, sendo a segunda maior causa de morte entre adolescentes e adultos jovens. A identificação dos fatores de risco pode levar a intervenções mais rápidas e assim, muitas vezes evitar o suicídio. As principais formas de prevenção ocorrem com o auxílio da família e da escola. 

 

Objetivos: Identificar os principais fatores de risco para suicídio entre adolescentes e apresentar as principais formas de prevenção. 

 

 

Bullying e Cyberbullying

 

Público alvo: alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

 

Introdução: as relações interpessoais são um grande desafio no cotidiano das escolas, especialmente conflitos relacionados à violência e ao bullying. A literatura científica demonstra que, para lidar com esta problemática, não basta somente intervir no momento em que os conflitos ocorrem, mas é necessário desenvolver, na comunidade escolar, uma conscientização a respeito de valores éticos e morais que regem as relações entre as pessoas. 

 

Objetivos: proporcionar uma visão atual, didática e científica sobre o que é bullying, ciberbullying, suas origens e diferenciações. Propor estratégias para que os alunos possam lidar com estes fenômenos, atuando coletivamente.

 

 

Nem demais, nem de menos: tecnologia na medida certa para o desenvolvimento

 

Público alvo: alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

 

Introdução: os adolescentes do século XXI são definidos como pensadores digitais, uma vez que nasceram imersos nas tecnologias da informação e da comunicação. Na mesma época, os avanços nas neurociências possibilitaram a compreensão de que a aprendizagem e o desenvolvimento cerebral ocorrem durante as interações que os indivíduos estabelecem ao longo da vida. Esta palestra destaca os benefícios e cuidados na utilização de tecnologias e seu impacto para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos adolescentes.

 

Objetivos: promover reflexões em adolescentes a respeito do uso consciente das tecnologias, seus efeitos benéficos e prejudiciais ao desenvolvimento e aprendizagem.